Transparência SENAI - PE

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI - PE. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou pelo o fale conosco.

  • 1 - Quais são os cursos oferecidos pelo SENAI?
    São cursos voltados para atendimento à Indústria nas modalidades de Formação Inicial e Continuada, Qualificação, Técnico, Tecnólogo (Graduação) e Pós-Graduação relacionados às áreas de Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário e Transportes. 
  • 2 - Como são feitas as seleções para cursos no SENAI?
    Há seleções específicas para cada modalidade. O curso de Pós-Graduação seleciona os candidatos através da inscrição no site e análise curricular, o curso de graduação (tecnólogo) seleciona os candidatos através de seleção/vestibular aplicado mediante publicação de edital. Para cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, as vagas são preenchidas de acordo com os pré-requisitos estabelecidos (idade, escolaridade etc.), sem a necessidade da realização de uma prova.
  • 3 - Onde posso realizar minha matricula?
    A sua inscrição pode ser realizada através dos nossos canais de atendimento (0800 600 9606 ou chat online) ou se dirigindo a uma de nossas Unidades. Com até 2 (dois) dias úteis o inscrito deve confirmar a matricula realizando a entrega da documentação e o pagamento na Unidade SENAI mais próxima, independentemente do local de realização do curso escolhido.
  • 4 - Quais são os documentos necessários para se matricular em um curso SENAI?
    Para realizar a matrícula, será necessário apresentar à secretaria da Unidade SENAI os seguintes documentos: ? Cópia e original do RG; ? Cópia e original do CPF; ? Comprovante de escolaridade; ? Comprovante de residência; ***Recomenda-se sempre consultar o edital de Seleção /Vestibular ou verificar os pré-requisitos específicos quando for o caso.
  • 5 - Quem pode fazer um curso no SENAI?
    Qualquer pessoa pode fazer um curso no SENAI, desde que, esteja dentro dos pré-requisitos necessários. Para cada curso há pré-requisitos diferentes, mas para a maioria deles é necessário ter mais de 16 anos e ter o Ensino fundamental completo. Outros cursos exigem maior grau de escolaridade, assim como maior idade. Já no caso dos cursos contemplados pelo Projeto Aprendizagem é permitido jovens a partir de 14 anos.
  • 6 - Realizando o curso no SENAI, sou encaminhado para um emprego?
    Não. O SENAI qualifica o aluno para o mercado de trabalho, mas não se obriga a encaminhá-lo. Quando solicitado pela Indústria, o SENAI encaminha os dados dos alunos formados.
  • 7 - Quais são as formas de pagamento dos cursos?
    Boleto bancário, cartão de débito ou crédito Visa, Hiper e Mastercard (à vista ou parcelado).
  • 8 - Qual a diferença entre cursos de Aprendizagem e Cursos de Qualificação?
    Os cursos de Aprendizagem Industrial visam à habilitação inicial de aprendizes com idade entre 14 e 24 anos e caracterizam-se pela formação associada ao trabalho. A Qualificação Profissional é o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional, definido no mercado de trabalho, onde na conclusão do curso é conferido ao estudante o certificado de qualificação profissional.
  • 9 - Como ser um aluno SENAI através do Programa Aprendiz Industrial?
    Os interessados deverão procurar o setor de Recursos Humanos das empresas para saber se estão com vagas abertas e participar do processo de seleção para aprendizagem Industrial. A empresa seleciona os jovens e os encaminha para o SENAI com a Carta de Indicação do Aprendiz para que eles realizem a matrícula no curso de interesse. Nossos principais parceiros no Projeto de Aprendizagem Industrial são: Indústrias, empresas de engenharia, construtoras e usinas.
  • 10 - O SENAI Pernambuco oferece cursos de Educação a Distância (EAD)?
    Sim. Em nosso site estão listados todos os cursos oferecidos à distância, para conhece-los basta acessar o link http://www.pe.senai.br/principal/educação-a-distância/.
  • 11 - O SENAI Pernambuco possui cursos gratuitos?
    O SENAI é uma Instituição Privada, sendo assim, todos os cursos são pagos. Com relação aos cursos gratuitos, eles acontecem através da Gratuidade Regimental e de Programas Federais como: PRONATEC e FORTALECE TALENTOS.
  • 12 - O que é a Certificação de Pessoas?
    A Certificação de Pessoas é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui as competências necessárias para o exercício profissional em determinado ramo de atividade. A Certificação de Pessoas reconhece que o trabalhador é bom naquilo que faz, não importando onde suas competências foram adquiridas, seja na escola, em cursos profissionalizantes ou pela própria experiência de vida. No Processo de Certificação, o candidato realiza exames escritos e/ou práticos, para avaliação do seu desempenho profissional como forma de comprovar sua competência na atividade que ele exerce. Para solicitar a inscrição para a Certificação de Pessoas acesse: http://www.senai.br/certificacao/
  • 13 - Que serviços o SENAI oferece para as Indústrias?
    Nas 12 Escolas SENAI Pernambuco são oferecidos atendimentos em Educação Profissional, Consultorias e Serviços em Tecnologia e Inovação. A atuação abrange 26 áreas com cursos nas modalidades de Formação Continuada, Qualificação, Habilitação Técnica, Graduação Tecnológica e Pós-graduação. Também são ofertados Ensaios Laboratoriais nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Metrologia em Plásticos e Têxtil.