Transparência SENAI

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/PE. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou pelo o fale conosco.

  • 1 - Quais são os cursos oferecidos pelo SENAI?
    São cursos voltados para atendimento à Indústria nas modalidades de Formação Inicial e Continuada, Qualificação, Técnico, Pós-Técnico, Tecnólogo (Graduação) e Pós-Graduação relacionados às áreas de Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção, Eletroeletrônica, Energia Renovável, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Metrologia, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Vestuário e Transportes.
  • 2 - Como posso me inscrever nos cursos SENAI?
    O curso de Pós-Graduação seleciona os candidatos através da inscrição no site e análise curricular, o curso de graduação (tecnólogo) seleciona os candidatos através de seleção/vestibular aplicado mediante publicação de edital. Para cursos técnicos, pós-técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, as vagas são preenchidas por ordem de inscrição, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos (idade, escolaridade etc.), sem a necessidade da realização de uma prova.
  • 3 - Onde posso realizar minha matricula?
    A inscrição pode ser realizada através dos nossos canais de atendimento (0800 600 9606, WhatsApp (81) 98816-5665, e-mail ou chat online) ou se dirigindo a uma de nossas Unidades. A matricula é confirmada mediante pagamento.
  • 4 - Quais são os documentos necessários para se matricular em um curso SENAI?
    Para realizar a matrícula, será necessário apresentar à secretaria da Unidade SENAI ou enviar por e-mail os seguintes documentos: Cópia e original do RG, CPF, comprovante de escolaridade exigida e comprovante de residência. Recomenda-se sempre consultar os pré-requisitos específicos do curso quando for o caso.
  • 5 - Quem pode fazer um curso no SENAI?
    Qualquer pessoa pode fazer um curso no SENAI, desde que, esteja dentro dos pré-requisitos necessários. Para cada curso há pré-requisitos e valores específicos. Para a maioria deles é necessário ter mais de 16 anos e ter o Ensino fundamental completo. Outros cursos exigem um maior grau de escolaridade, assim como maior idade.
  • 6 - Realizando o curso no SENAI, sou encaminhado para um emprego?
    O SENAI qualifica o aluno para o mercado de trabalho, mas não se obriga a encaminhá-lo. Dispomos de uma plataforma chamada Via SENAI, criada com o objetivo de integrar cada vez mais profissionais qualificados à nossa indústria. Para mais informações acesse: https://viasenai.sistemafiepe.org.br/
  • 7 - Como ser um aluno SENAI através do Programa Aprendiz Industrial?
    Os interessados deverão procurar o setor de Recursos Humanos das empresas para saber se estão com vagas abertas e participar do processo de seleção para aprendizagem Industrial. A empresa seleciona os jovens e os encaminha para o SENAI com a Carta de Indicação do Aprendiz para que eles realizem a matrícula no curso de interesse. Nossos principais parceiros no Projeto de Aprendizagem Industrial são: Indústrias, empresas de engenharia, construtoras e usinas.
  • 8 - O SENAI Pernambuco possui cursos gratuitos?
    O SENAI é uma Instituição Privada, sendo assim, nossos cursos são pagos. Com relação aos cursos divulgados de forma gratuita, eles acontecem através da Gratuidade Regimental e de Programas Federais como: PRONATEC e NOVOS TALENTOS. Para saber sobre vagas de gratuidade é necessário acompanhar diretamente na unidade SENAI mais próxima ou nos sites dos Programas Federais.
  • 9 - O que é a Certificação de Pessoas?
    A Certificação de Pessoas é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui as competências necessárias para o exercício profissional em determinado ramo de atividade. A Certificação de Pessoas reconhece que o trabalhador é bom naquilo que faz, não importando onde suas competências foram adquiridas, seja na escola, em cursos profissionalizantes ou pela própria experiência de vida. No Processo de Certificação, o candidato realiza exames escritos e/ou práticos, para avaliação do seu desempenho profissional como forma de comprovar sua competência na atividade que ele exerce. Para solicitar a inscrição para a Certificação de Pessoas acesse: https://sscp.senai.br/
  • 10 - Que serviços o SENAI oferece para as Indústrias?
    Para informações sobre serviços ofertados para sua empresa acesse: http://www.pe.senai.br/para-sua-empresa/
  • 11 - O que deve ser registrado na Ouvidoria?
    Na Ouvidoria do Sistema FIEPE devem ser registrados elogios, reclamações, sugestões, críticas ou denúncias. No caso de dúvidas, informações ou solicitações de serviços o registro deve ser feito através do item “Fale Conosco” (http://transparencia.pe.senai.br/fale-conosco/ ).
  • 12 - Como me candidatar a uma vaga de emprego ou estágio no SENAI?
    Você pode acompanhar nossas vagas de emprego e estágio e se candidatar no site: https://sistemafiepe.jobs.recrut.ai/
  • 13 - Como saber se a empresa em que trabalho oferece desconto para os cursos SENAI?
    Para verificar sobre o desconto concedido é necessário que entre em contato com um de nossos canais de atendimento (0800 600 9606, WhatsApp (81) 98816-5665, e-mail, chat online ou presencialmente na Unidade) portando o CNPJ da empresa e um comprovante de vínculo de trabalho.
  • 14 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Nacional do SENAI?
    Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/abrir -solicitacao-no-sac/, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar". Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico. Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Nacional do SENAI: a) Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C, Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF b) Telefone - recebido pela equipe de call center do Departamento Nacional - (61) 3317 9989/ (61) 3317 9992. O atendimento telefônico do Departamento Nacional do SENAI funciona 24 horas, todos os dias da semana. c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Nacional do SENAI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Nacional, no seguinte endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C – Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF, CEP 70040-90. d) E-mail - do SAC do Departamento Nacional do SENAI: sac@senaicni.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
  • 15 - Como consultar os pedidos registrados?
    A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/aco mpanhar-ou-recorrer/. Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.
  • 16 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?
    O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/aco mpanhar-ou-recorrer/ e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.
  • 17 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
    As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis. Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.
  • 18 - Como abrir Recurso?
    Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo. Para recorrer basta acessar o link: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/aco mpanhar-ou-recorrer/ e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”. Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".
  • 19 - Qual o prazo de resposta para o recurso?
    Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.
  • 20 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
    Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior. Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo. O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/aco mpanhar-ou-recorrer/ e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
  • 21 - Como falar sobre seus dados pessoais?
    Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Nacional do SENAI, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por e-mail encarregadolgpd@senaicni.com.br. Ou por correspondência pelo endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C – 13º andar – Ed. Roberto Simonsen, Brasília – DF, CEP 70040-90.
  • 22 - Como se candidatar a uma vaga de emprego no Departamento Nacional do SENAI?
    As vagas são divulgadas em nosso portal. Cadastre seu currículo pelo link https://cni.gupy.io/. Para saber sobre vagas de emprego no SENAI de seu Estado, é necessário entrar em contato diretamente com o respectivo Departamento Regional da Entidade.
  • 23 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SENAI, no seu Estado?
    Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.
  • 24 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Nacional do SENAI?
    a) Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/sac/a brir-solicitacao-no-sac/ b) Presencial – realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço, em Brasília: SBN – Quadra 1 – Bloco C, Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF c) Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Nacional - (61) 3317 9989/ (61) 3317 9992. O atendimento telefônico do Departamento Nacional do SENAI funciona 24 horas, todos os dias da semana. d) Correspondência: via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Nacional do SENAI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Nacional, no seguinte endereço: SBN - Quadra 1 - Bloco C – Ed. Roberto Simonsen, 14º andar, Brasília – DF, CEP 70040-90. e) E-mail do SAC do Departamento Nacional do SENAI - sac@senaicni.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site. f) Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Nacional do SENAI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/transparencia/ouvi doria/ Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Nacional do SENAI por meio de seus outros canais de acesso: g) Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Setor Bancário Norte - SBN, Quadra 01, Bloco I, Edifício Armando Monteiro Neto, 12º andar, Asa Norte, Brasília/DF. Horário de atendimento: 09h às 18h h) Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Nacional - (61) 3317-9214 O atendimento telefônico do Departamento Nacional do SENAI funciona 24 horas todos os dias da semana. i) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Nacional do SENAI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Nacional, no seguinte endereço: Setor Bancário Norte - SBN, Quadra 01, Bloco I, Edifício Armando Monteiro Neto, 12º andar, Asa Norte, Brasília/DF. CEP: 70.040-913. j) E-mail da Ouvidoria do Departamento Nacional do SENAI - ouvidoria@cni.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site. Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Nacional do SENAI. Para falar com a Ouvidoria do SENAI da sua região, clique no seu Estado no mapa abaixo.