Transparência SENAI
Dúvidas Frequentes (FAQ)
Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/PE. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou pelo o fale conosco.
-
1 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional do SENAI Pernambuco?Por meio do formulário eletrônico, acessando o link https://transparencia.pe.senai.br/lai/, no campo (Registrar, acompanhar e recorrer), realizar seu cadastro, fazer login, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação e marcar a opção salvar pedido". Caso necessário, é possível enviar anexos juntos à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, aparecerá na tela e será enviado para o e-mail registrado no formulário eletrônico. Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional do SENAI Pernambuco, os quais, serão atendidos pelo SAC Serviço de Atendimento ao Cidadão: a) Presencial - recebido por um atendente do SAC em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Av. Cruz Cabugá, 767, bairro de Santo Amaro, Recife-PE. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h. b) Telefone 0800 600 9606. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI Pernambuco funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h30. c) Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional do SENAI Pernambuco, no seguinte endereço: Av. Cruz Cabugá, 767, bairro de Santo Amaro, Recife-PE. CEP 50040-000. d) E-mail - do SAC do Departamento Regional do SENAI Pernambuco: faleconosco@sistemafiepe.org.br. Ao optar pelo envio de Correspondência física ou e-mail, é importante disponibilizar informações para contato e o número de algum documento de identificação como (RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade do Indígena, passaporte ou CTPS).
-
2 - Como consultar os pedidos registrados?A consulta do pedido de informação é realizada por meio do acesso ao link https://transparencia.pe.senai.br/lai/, no campo (Registrar, acompanhar e recorrer).Basta realizar o Login e informar o número de protocolo no quadro Protocolo e clicar em pesquisar. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.
-
3 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?O protocolo é enviado para o endereço de e-mail informado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://portalouvidoria.com.br:8504/gcon/login e terá acesso a Lista de Pedidos de Informação abertos por você.
-
4 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?O SAC terá o prazo de até 20 dias úteis para responder a sua solicitação, o qual poderá ser prorrogado, se necessário, por até mais 10 dias úteis.
-
5 - Como abrir Recurso?Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (com ou sem justificativa), ou a não resposta ao seu pedido no prazo de 30 dias úteis após a solicitação, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo. Para recorrer basta acessar o link: https://portalouvidoria.com.br:8504/gcon/login, na opção Solicitar ou Consultar Recurso. Selecione o número de protocolo que deseja abrir o recurso, click na opção abrir recurso, e escreva, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique na opção Salvar recurso.
-
6 - Qual o prazo de resposta para o recurso?Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.
-
7 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?Você deve aguardar o prazo de 10 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior. Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.
-
8 - Como falar sobre seus dados pessoais?Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SENAI Pernambuco, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por e-mail privacidade@sistemafiepe.org.br. Por telefone: (81) 3412 8529 de segunda a sexta-feira em horário comercial. Ou por correspondência pelo endereço: Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife PE. CEP 50040-000 Unidade de Governança.
-
9 - Como se candidatar a uma vaga de emprego ou de estágio no Departamento Regional do SENAI Pernambuco?As vagas são divulgadas em nosso portal, por meio do link https://sistemafiepe.jobs.recrut.ai/. Para saber sobre vagas de emprego no SENAI de seu Estado, é necessário entrar em contato diretamente com o respectivo Departamento Regional da Entidade.
-
10 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SENAI, no seu Estado?Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.
-
11 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional do SENAI Pernambuco?a) Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://transparencia.pe.senai.br/fale-conosco/index.php b) Presencial realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço, em Recife-PE: Av. Cruz Cabugá, 767, bairro de Santo Amaro, Recife-PE. c) Telefone 0800 600 9606. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI Pernambuco funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h30. d) Correspondência: via carta física, dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional do SENAI Pernambuco, no seguinte endereço: Av. Cruz Cabugá, 767, bairro de Santo Amaro, Recife-PE. CEP 50040-000. No documento deverá constar o nome, telefone para contato, e-mail, número de documento e o relato/solicitação. e) E-mail do SAC do Departamento Regional do SENAI Pernambuco - faleconosco@sistemafiepe.org.br. f) Ouvidoria - A manifestação pode ser realizada diretamente pelo cidadão, através dos seguintes meios: 1) Formulário on-line: por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: https://transparencia.pe.senai.br/ouvidoria/ 2) E-mail: ouvidoria@sistemafiepe.org.br 3) Correspondência: via carta física direcionada à Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI Pernambuco, no seguinte endereço: Av. Cruz Cabugá, 767, bairro de Santo Amaro, Recife-PE. CEP 50040-000. É importante que no documento, conste o telefone e o e-mail para contato/devolutiva da manifestação. 4) Telefone: (81) 3412.8540 ou (81) 3412.8443 5) Presencial: No endereço, Av. Cruz Cabugá, 767, bairro de Santo Amaro, Recife-PE. CEP 50040-000. O atendimento presencial e telefônico da ouvidoria do Departamento Regional do SENAI Pernambuco funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Para falar com a Ouvidoria do SENAI da sua região, basta acessar o Portal da Transparência do Departamento Regional do SENAI do Estado desejado.
-
12 - Quais são os cursos oferecidos pelo Departamento Regional do SENAI Pernambuco?São cursos voltados para atendimento à Indústria nas modalidades de Formação Inicial e Continuada, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional e Curso Técnico relacionados às áreas de Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia Renovável, Gestão, Logística, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Metrologia, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Vestuário, Polímeros e Gráfica e Mídias Impressas e Digitais.
-
13 - Como posso me inscrever nos cursos do Departamento Regional do SENAI Pernambuco?Para cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional, as vagas são preenchidas por ordem de inscrição, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos (idade, escolaridade etc.), sem a necessidade da realização de uma prova.
-
14 - Onde posso realizar minha matrícula?A matrícula pode ser realizada através dos nossos canais de atendimento (0800 600 9606, WhatsApp (81) 2011-4081, ou chat online) ou se dirigindo a uma de nossas Unidades. A matrícula é confirmada mediante pagamento.
-
15 - Quais são os documentos necessários para me matricular em um curso do Departamento Regional do SENAI Pernambuco?Para realizar a matrícula será necessário apresentar à secretaria da Unidade SENAI ou enviar por e-mail a cópia dos seguintes documentos: Cópia e original do RG, CPF, comprovante de escolaridade exigida e comprovante de residência. Recomenda-se sempre consultar os pré-requisitos e documentação específica de cada curso.
-
16 - Quem pode fazer um curso no Departamento Regional do SENAI Pernambuco?Qualquer pessoa pode fazer um curso no SENAI, desde que esteja dentro dos pré-requisitos necessários. Para cada curso há pré-requisitos e valores específicos. Para a maioria deles é necessário ter mais de 14 anos e ter o Ensino fundamental completo. Para Curso Técnico, deverá ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
-
17 - Realizando o curso no SENAI, sou encaminhado para um emprego?O SENAI qualifica o aluno para o mercado de trabalho, mas não se obriga a encaminhá-lo. Dispomos de uma plataforma chamada Via SENAI, criada com o objetivo de integrar cada vez mais profissionais qualificados à nossa indústria. Para mais informações acesse: https://viasenai.sistemafiepe.org.br/
-
18 - Como ser um aluno SENAI através do Programa Aprendiz Industrial?Os interessados deverão procurar o setor de Recursos Humanos das empresas para saber se estão com vagas abertas e participar do processo de seleção para aprendizagem Industrial. A empresa seleciona os jovens e os encaminha para o SENAI com a Carta de Indicação do Aprendiz para que eles realizem a matrícula no curso de interesse. Nossos principais parceiros no Projeto de Aprendizagem Industrial são: Indústrias, empresas de engenharia, construtoras e usinas.
-
19 - O Departamento Regional do SENAI Pernambuco possui cursos gratuitos?O SENAI é uma Instituição Privada e sendo assim, nossos cursos são pagos. Com relação aos cursos divulgados de forma gratuita, eles acontecem através da Gratuidade Regimental. Para saber sobre vagas gratuitas é necessário acessar o site https://www.pe.senai.br/editais/ e consultar os editais vigentes.
-
20 - Que serviços o Departamento Regional do SENAI Pernambuco oferece para as Indústrias?Para informações sobre serviços ofertados para sua empresa acesse: http://www.pe.senai.br/para-sua-empresa/
-
21 - Como saber se a empresa em que trabalho oferece desconto para os cursos SENAI?Para verificar sobre o desconto concedido é necessário que entre em contato com um de nossos canais de atendimento (0800 600 9606, WhatsApp (81) 2011-4081, ou chat online) ou se dirigindo a uma de nossas Unidades, portando o CNPJ da empresa e um comprovante de vínculo de trabalho.
-
22 - O que deve ser registrado na Ouvidoria?Na Ouvidoria do Sistema FIEPE devem ser registrados elogios, solicitações, reclamações e denúncias direcionadas ao Departamento Regional do SENAI Pernambuco. Também podem ser registrados, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão SAC.
-
23 - Como posso obter informações sobre o Compliance?Por intermédio do e-mail compliance@sistemafiepe.org.br.
SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão
0800.600.9606
Sede SENAI/PE
Avenida Cruz Cabugá, 767 | Santo Amaro | Recife - PE
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Autoridade de Monitoramento:
compliance@sistemafiepe.org.br